terça-feira, 12 de junho de 2012

Construindo TABELAS


A maneira mais rápida de construir uma tabela num documento é acionar o botão Tabela na barra Padrão, clicando na seta ao lado e arrastando o mouse pela grade para selecionar o número de linhas e colunas a serem incluídas na tabela, interrompendo a seleção na última célula do canto inferior direito.


Para configurar mais detalhadamente a tabela já na sua criação, vá ao menu Tabela/ Inserir. Irá surgir a janela Inserir tabela, que permite definir:


– Nome: para  digitação  de um  nome para a  tabela. O  nome  não deve conter espaço entre as letras;


– Colunas: informação sobre a quantidade de colunas da nova tabela;


– Linhas:  informação sobre o número de linhas da nova tabela;


– Título: para assinalar caso deseje incluir uma linha de título na tabela;


Repetir título: a opção faz com que se repita o título da tabela na 
parte superior da página seguinte, caso a tabela ocupe mais de 
uma página;


As primeiras linhas: para informar quantas linhas servirão de título;


– Não dividir a tabela: a opção, caso assinalada, impede que a tabela ocupe mais de uma página;


– Borda: a opção assinalada cria a tabela com bordas visíveis; e


AutoFormatar: botão que abre a caixa de diálogo  AutoFormatar, 
onde você pode selecionar um layout predefinido para a tabela.


**O atalho [Ctrl]+[F12] abre a caixa de diálogo Inserir tabela.


**Numa tabela, você pode aplicar, praticamente,  todas as configura-ções   pertinentes   a   parágrafos   e   seções,   inclusive   alinhamentos, fundos e estilos.


A tabela poderá ser ajustada manualmente, principalmente no tocante a 
bordas   (linhas   e   colunas)   segurando-as   com   o   mouse   e arrastando, mas essa maneira de ajuste não é precisa e, depois, pode provocar dificuldade quando se quiser retornar ao estado original. Para configurar uma tabela de forma precisa, verifique se o cursor do mouse está dentro da área da tabela e vá ao menu Tabela/ Propriedades da tabela..., abrindo a caixa de diálogo Formato da tabela.


A caixa de diálogo  Formato da tabela... possui 5 guias: Tabela, Fluxo do texto, Colunas,  Bordas  e  Plano   de   fundo.   Cada   uma   dessas   guias   permite configurar/reconfigurar a tabela que está em edição. Ao clicar no botão Ajuda de cada guia, será aberta a Ajuda do BrOffice.org Writer no trecho específico relativo ao assunto.


**Para agilizar o acesso aos botões e   recursos de formatação de tabelas, 
você pode acionar a barra Tabelas pelo menu Exibir/Barras de ferramen-tas. Clicando com o lado direito do mouse dentro dos limites de uma tabela, 
você abrirá uma caixa de contexto com as opções de formatação.


**Para redimensionar a largura da célula com o teclado, sem alterar a largura 
do  restante  de  uma coluna,  posicione  o cursor em  uma célula  da  tabela, 
mantenha a tecla [Alt] pressionada e pressione a tecla seta para a direita ou 
para a esquerda.

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